Estoque de vacinas CoronaVac para 2ª dose em Salvador termina nesta sexta, alerta Léo Prates

Salvador tem estoque de vacinas CoronaVac, parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, somente até esta sexta-feira. O alerta foi feito pelo secretário municipal da Saúde, Léo Prates, na manhã desta terça-feira, 27, durante o lançamento do “QRCODE da Vacinação”, uma ferramenta que promete agilizar o processo de vacinação nos pontos Drive-Thru da capital baiana.

“Na quinta-feira completam 14 dias que o Governo Federal não envia doses da CoronaVac. Estamos sobrevivendo com a parceria do Governo do Estado e com o espírito cauteloso que estamos tendo”, criticou Prates.

O secretário ainda afirmou que não está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, que é o de usar o imunizante da segunda dose para a primeira dose, o que garantiu vacinas até esta sexta-feira, 30. “Se faltar, Salvador deve ser uma das últimas capitais. Minha preocupação é que com sábado e domingo”, afirmou.

Novidade

Após o “Filômetro Covid-19” e o “Vacinômetro Covid-19”, a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o “QRCODE da Vacinação”, que tem como objetivo otimizar o tempo de imunização nos pontos de Drive-Thru.

“O tempo médio de vacinação nos carros é de 4 minutos. Com o serviço, esse tempo cai para 3 minutos. Vamos melhorar em 25% o tempo de vacinação. O objetivo é otimizar o Drive”, explicou.

Segundo o secretário, a demora maior no processo da imunização está na triagem, porque, diante de tentativas de fraudes, as equipes precisam ter um rigor maior na checagem dos dados de cada pessoa. Com o QR Code, disponível no site da SMS, a triagem para aplicação da 2ª dose é dispensada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *